Acesso ao webmail
PENSANDO
EM VOCÊ

Juntos em sua caminhada

Temos sempre um produto ideal para o crescimento do seu negócio. Conheça nossas opções de financiamento:

Compartilhe

Compartilhar no facebook Compartilhar no whatsapp Compartilhar no twitter Compartilhar no Linkedin

Metodologia de crédito desenvolvida em Alagoas será modelo referência para ações em Brasília

Grupo de trabalho visitou cooperativa beneficiada pela Desenvolve e conheceu a forma de atuação da instituição alagoana


Metodologia de crédito desenvolvida em Alagoas será modelo referência para ações em Brasília

Victor Brasil

Um grupo de trabalho de instituições do Distrito Federal realizou, nestas quarta (24) e quinta-feira (25), uma missão técnica em Alagoas para conhecer a metodologia de trabalho da Desenvolve – Agência de Fomento com o objetivo de buscar boas práticas de atuação com crédito no segundo piso. A equipe foi composta por representantes do Banco de Brasília (BRB) e da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

A atuação no segundo piso é o processo de liberação de crédito formado através de convênios e contratos com parceiros estratégicos, afim de criar uma ponte mais próxima entre a Desenvolve e os beneficiários finais, que neste caso são os microempresários e os produtores locais.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a instituição sempre busca um diferencial para facilitar o trabalho e levar o microcrédito para todas as regiões do estado. “Procuramos um modelo que fosse diferenciado e com isso estamos auxiliando no combate da pobreza extrema em Alagoas”, completou.

Missão técnica

No primeiro dia da estadia em Alagoas, o grupo de Brasília viajou até o município de Igaci, no Agreste do estado, com a finalidade de conhecer a forma de trabalho e os produtos disponibilizados pela Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre) aos seus cooperados com recursos oriundos da Desenvolve.

Para o subsecretário de Ocupação e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho do Distrito Federal, Maxwell Coelho, conhecer de perto a forma como a cooperativa atua foi fundamental para o processo e para os objetivos da missão. “Estamos realizados pela forma de como uma instituição pequena pode trabalhar no interior do estado. Este com certeza é um dos casos bem sucedidos de 2º piso que vão subsidiar a elaboração do nosso projeto”, enfatizou.

No segundo dia de visita, o grupo de trabalho se reuniu na sede da Desenvolve para conhecer a metodologia de trabalho da instituição e tirar algumas dúvidas sobre o segundo piso, tais como formulação, elaboração e execução de projetos e prestação de contas.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da instituição, Fábio Leão, a Desenvolve busca trabalhar com grupos produtivos, seja através dos arranjos produtivos locais, cooperativas ou associações. “Desta forma alcançamos todas as pontas do estado. Além de que, trabalhar com crédito no segundo piso proporciona maior segurança e agilidade ao processo”, explicou.

Para o superintendente de Governo do BRB, Antônio Ailton de Oliveira, os dois dias da visita foram fundamentais para os objetivos do grupo. “Pudemos conhecer os trabalhos desenvolvidos aqui em Alagoas e vamos levar as melhores práticas para servir de referência para a criação da nossa própria forma de atuação no segundo piso”, ressaltou.

Operações de crédito

Com relação a este tipo de operação, a Desenvolve vem trabalhando com o Programa de Apoio ao Microcrédito de Alagoas, que já possibilitou quase 1400 operações e um repasse de aproximadamente R$ 5 milhões. Nesta ação, estão sendo beneficiadas as Cooperativas de Crédito Rural do Sertão de Alagoano (Cocreal), de Crédito Rural do Agreste Central Alagoano (Coopcral), Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre) e o Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf).

Além disso, a Desenvolve liberou R$ 2,5 milhões para repasses através do Programa de Apoio à Capitalização de Cooperativas de Crédito e Organizações de Microcrédito de Alagoas (Procap).

Desenvolve

Cadastre-se em nossa newsletter

Preencha os campos e passe a receber nossas novidades

NOSSOS
PARCEIROS