Acesso ao webmail
PENSANDO
EM VOCÊ

Juntos em sua caminhada

Temos sempre um produto ideal para o crescimento do seu negócio. Conheça nossas opções de financiamento:

Compartilhe

Compartilhar no facebook Compartilhar no whatsapp Compartilhar no twitter Compartilhar no Linkedin

Desenvolve e Agência Espanhola traçam novas metas para consolidação do modelo institucional

Ação é contemplada pelo convênio celebrado entre os Governos de Alagoas e da Espanha


Desenvolve e Agência Espanhola traçam novas metas para consolidação do modelo institucional

Daniel Albuquerque

Nesta sexta-feira (26), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas este reunida com representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) com o objetivo de avaliar as atividades já realizadas no Projeto de Consolidação do Modelo Institucional da Desenvolve.

Dentre as atividades já contempladas no programa, a Desenvolve realizou as capacitações da equipe em gestão de microfinanças, em micro e pequenas empresas, além de implementação de procedimentos internos e a elaboração de um modelo de gestão e de inteligência competitiva. “Essas iniciativas para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades de nossa equipe são essenciais para o crescimento da Desenvolve no mercado em que atua”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão.

Para o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a meta é fortalecer cada vez mais a instituição para que possa trabalhar e crescer junto com as políticas públicas do Governo de Alagoas. “Com essas ações, podemos trabalhar com a perspectiva de minimizar as desigualdades sociais e erradicar a pobreza extrema, por meio da diversificação econômica”, completou.

Novas atividades

Durante o encontro, os participantes também traçaram novas metas para o andamento do projeto.  O diretor Presidente do IABS, Tadeu Assad, destacou a importância de realizar um intercâmbio entre atores nacionais e internacionais, para a criação de novos produtos de crédito e fomento.

Entre as ações apresentadas pela Desenvolve estão: contratação de técnicos que apoiem as cadeias produtivas de Alagoas e publicações dos trabalhos realizados, com o objetivo de divulgar e promover a agência em âmbito nacional e internacional.

“A contratação dos técnicos irá permitir um mapeamento da cadeia produtiva do Estado, para criação de linhas de créditos customizadas e aplicação de métodos de gestão de organismos produtivos”, destacou Fábio Leão.

No decorrer do projeto, a Desenvolve ainda irá promover um fórum específico de microfinanças para Alagoas, bem como desenvolver novos produtos na área.

O projeto

A consolidação do modelo institucional da Desenvolve compõe uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a AECID.

Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo. As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, AECID, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

O documento aponta que os problemas encontrados variam e vão desde a má exposição dos produtos e organização das mercadorias armazenadas à estrutura física das feiras. “Além disso, foi observado que todos os locais são bastante poluídos visualmente e não possuem locais adequados para armazenamento de resíduos sólidos”, disse a consultora.

Para a gestora de Projetos da Desenvolve, Camila Nascimento, estas mudanças devem ser priorizadas, mas que o documento também visa questões educacionais, tanto do público quanto dos próprios feirantes. “Temos que pensar além da valorização do espaço e do produto e efetivar uma verdadeira mudança comportamental e cultural”, enfatizou.

O documento final, contendo todo o plano de ações para valorização e fortalecimento das três primeiras feiras contempladas será entregue à Desenvolve até o final do primeiro semestre deste ano. 

Desenvolve

Cadastre-se em nossa newsletter

Preencha os campos e passe a receber nossas novidades

NOSSOS
PARCEIROS