Acesso ao webmail
PENSANDO
EM VOCÊ

Juntos em sua caminhada

Temos sempre um produto ideal para o crescimento do seu negócio. Conheça nossas opções de financiamento:
Outras opções

Compartilhe

Compartilhar no facebook Compartilhar no whatsapp Compartilhar no twitter Compartilhar no Linkedin

Desenvolve lança plataforma com cursos gratuitos para empreendedores


Portal ofertará capacitações voltadas a quem já empreende ou pretende abrir seu próprio negócio

Texto de Eliete Amâncio

Lançar mão de novas oportunidades para escapar de um mercado econômico saturado e sem muitas perspectivas. É com essa ideia que muitos alagoanos miram no mercado do empreendedorismo para sobreviver, driblar a crise e, por consequência, gerar postos de trabalho.

 

Apostando nessa veia empreendedora do alagoano e com base também em outros fatores que indicam um interesse acentuado em trabalhar em negócios próprios, o Governo do Estado, por meio da Desenvolve Alagoas, está lançando o portal Escola do Empreendedor.

 

Segundo Rafael Brito, presidente da Desenvolve, a iniciativa, assim como as demais que vêm sendo implementadas em sua gestão, se propõe a uma ruptura do antigo modelo de gerir negócios, com base em apreender mais conhecimento e informação atrelados ao recurso.

 

“Esse é o modelo de negócio que os tempos atuais pedem; um negócio que se sustenta não apenas pelo crédito obtido, mas, especialmente, pelo modo sustentável de existir, situado em empreendedores mais capacitados e ambientados em sempre aprender mais sobre como gerir seu negócio”, apontou Brito.

 

escoladoempreendedoral.com.br já está no ar com cursos para capacitação em Gestão Financeira e Gestão de Negócios para qualquer pessoa que deseje ter acesso a essas ferramentas. O portal oferece conteúdos amplos transferidos em vídeo-aulas interativas e exercícios para fixação dos assuntos abordados.

 

O processo é bem fácil: o interessado acessa o portal e realiza seu cadastro inicial. Após esse primeiro passo, ele receberá em sua residência o material didático acompanhado por sua senha exclusiva para acessar os conteúdos do curso escolhido.

 

Por sua característica online, o curso permitirá ao aluno pausar os estudos a qualquer tempo e retomá-lo da mesma forma, permitindo que cada um administre seu tempo de conclusão do curso, que culmina com um certificado.

 

Nessa escola virtual, o aluno terá acesso a conteúdos como Planejamento e Controle do seu Negócio, Gestão de Compras, Gestão de Marketing, Gestão de Vendas, Gestão Financeira Pessoal e Familiar, Gestão do Crédito e do Endividamento e Gestão Financeira do Negócio.

 

O presidente da Desenvolve destacou que, inicialmente, a proposta visa beneficiar 3.500 pessoas que empreendem ou desejam empreender, ampliando as oportunidades de negócios em Alagoas.

 

“A plataforma surgiu da demanda dos nossos clientes, que buscavam capacitação e qualificação. Em 2016, a Desenvolve lançou o curso presencial de Educação Financeira, que já capacitou mais de 1.200 pessoas. Diante desta procura e de uma dificuldade latente de conhecimento, a Desenvolve decidiu lançar o curso virtual”, lembrou Rafael Brito, completando que “o crédito é muito importante na vida do negócio dos micro e pequenos empresários, mas o conhecimento é ainda mais fundamental porque ajuda a tomar no acesso ao recurso na medida certa, a pagar por ele e faz com que o empreendedor busque, constantemente, reduzir seus custos e maximizar seus lucros”.

 

Quem está comemorando o lançamento do portal são os pequenos e médios empreendedores da capital e do interior, beneficiários do crédito desburocratizado do Governo do Estado, como Elson Moraes, criador de animais de pequeno porte em Pão de Açúcar, e a agricultora Maria José Alves, de Arapiraca. Eles já foram capacitados pelo curso presencial e agora vão se inscrever também para os novos cursos virtuais.

 

Maria José Alves é presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal). Nascida e criada na roça, aos sete anos já trabalhava arduamente na produção de fumo, algodão e mandioca para ajudar os pais.

 

Após anos batalhando para conseguir o seu sustento no pequeno povoado Vila Bananeira, ela se tornou parte essencial dos 23 anos de história da cooperativa que, atualmente, reúne 500 produtores rurais dos municípios de Junqueiro, Feira Grande, Craíbas e São Sebastião.

 

Há sete anos presidindo a Cooperal, Maria José diz que a gestão financeira da entidade, no controle e saída da produção de raízes, frutas e hortaliças, melhorou substancialmente após as orientações repassadas pela Desenvolve no curso de Educação Financeira.

 

“Vários produtores já me procuraram dizendo que estão conseguindo administrar melhor o que ganham com a produção e estão planejando pequenas reformas em casa ou a compra de produtos, que antes não se encaixavam em seus orçamentos. Eu mesma já comecei a planejar a compra de um carro. Coloquei tudo em uma planilha e já estou me esforçando para colocar em prática e seguir à risca. Em breve estarei realizando um sonho”, comemorou a produtora.

 

Já o criador Elson Moraes disse que aprendeu a controlar os gastos para não se endividar. “Alguns ensinamentos já consegui colocar em prática, outros estou aperfeiçoando. Em casa, até minha esposa se surpreendeu com as mudanças que estou fazendo nas contas para conseguirmos comprar algumas coisas que sonhava”, afirmou Elson.

Desenvolve

Cadastre-se em nossa newsletter

Preencha os campos e passe a receber nossas novidades

NOSSOS
PARCEIROS